This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
EXPLORANDO O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: GOOGLE LANÇA O GEMINI
A constante evolução da tecnologia nos últimos anos tem proporcionado avanços significativos na área de inteligência artificial (IA). No último dia 6, o Google surpreendeu o mundo da tecnologia ao lançar sua mais recente inovação nesse campo: o Google Gemini.
O Google Gemini é a mais recente criação da gigante da tecnologia, uma IA avançada que combina aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e uma compreensão aprimorada do contexto para oferecer uma experiência de usuário mais intuitiva e personalizada.
O Gemini também pode ser usado por outras aplicações e, na prática, competirá com ferramentas como o GPT-4 (o modelo OpenAI AI usado no ChatGPT).
Segundo o Google, o Gemini superou a capacidade humana em um teste de conhecimento e resolução de problemas que combinou 57 tópicos, incluindo matemática, física e história.
O Google relata que a abordagem para o desenvolvimento do Gemini é ligeiramente diferente daquela usada por outros modelos multimodais de IA, o Gemini é daqueles que podem compreender simultaneamente diferentes formatos de mensagens, como texto, imagens, áudio e código.
Segundo o Google, o Gemini será útil em tarefas que exijam mais poder de raciocínio. Por exemplo, ele pode ser usado tanto para ajudar os programadores a lidar com códigos complexos quanto para ajudar os alunos com os deveres de casa, como questões de matemática e física.
Gemini é o modelo de IA mais flexível desenvolvido pelo Google. A ideia é que ele possa rodar tanto em grandes infraestruturas, como data centers, quanto em dispositivos mais limitados, como celulares.
A criação do Gemini também envolveu treinamento sobre quais conteúdos não deveriam ser mostrados aos usuários com base em uma coleção de 100 mil frases retiradas da internet que foram consideradas tóxicas. Um grupo de especialistas independentes também começou a testar os limites da nova inteligência artificial.
No início de 2024, o Google lançará o Bard Advanced, que contará com o Gemini Ultra. O Gemini será integrado a produtos como Search e Chrome nos próximos meses, segundo a empresa.
Principais características do Gemini
- Aprendizado contínuo: o Gemini é projetado para aprender constantemente com as interações do usuário, adaptando-se de forma dinâmica para fornecer resultados mais precisos e relevantes ao longo do tempo;
- Processamento de linguagem natural aprimorado: a capacidade de entender e interpretar a linguagem humana é aprimorada no Gemini, permitindo uma comunicação mais natural e eficiente;
- Integração multifuncional: o Google Gemini não se limita a tarefas específicas. Ele foi projetado para integrar-se a uma variedade de aplicativos e dispositivos, facilitando uma experiência mais fluida e conectada;
- Privacidade aprimorada: em meio a preocupações crescentes sobre privacidade, o Gemini coloca um foco especial na proteção dos dados do usuário. Mecanismos de privacidade robustos garantem que as informações sensíveis sejam tratadas com a máxima segurança.
Versões do Gemini
- Gemini Ultra: maior e mais poderoso para missões altamente complexas – a ser lançado em 2024;
- Gemini Pro: projetado para executar uma ampla gama de tarefas e atender aos usuários, está disponível no Bard;
- Gemini Nano: rodará diretamente no dispositivo móvel para o qual foi criado, o que faz com que funcione mesmo sem internet – disponível nos celulares Google Pixel 8 Pro para criar trechos de áudio e fazer chamadas inteligentes no WhatsApp.
Aplicações práticas do Gemini
- Assistentes virtuais mais inteligentes: com o Gemini, assistentes virtuais como o Google Assistant alcançam um novo nível de sofisticação, compreendendo com maior precisão as necessidades do usuário e respondendo de maneira mais natural;
- Buscas mais contextuais: as consultas de pesquisa se tornam mais contextuais, com o Gemini entendendo o contexto das perguntas e fornecendo respostas mais relevantes;
- Experiência do usuário personalizada: desde recomendações de conteúdo até interações em aplicativos, o Gemini personaliza a experiência do usuário com base em preferências individuais, tornando-a mais envolvente e eficiente.
Assim, o Google Gemini representa um salto significativo no campo da inteligência artificial. Seu potencial para transformar a forma como interagimos com a tecnologia é notável. À medida que essa nova IA se integra cada vez mais em nossas vidas diárias, podemos esperar uma experiência mais inteligente, intuitiva e personalizada.
No entanto, é essencial acompanhar os desenvolvimentos éticos e de privacidade associados ao uso dessa tecnologia. À medida que nos maravilhamos com as capacidades do Google Gemini, é fundamental garantir que os princípios éticos permaneçam firmemente estabelecidos, promovendo uma sociedade digital equitativa e responsável.
Confira também mais conteúdos sobre inteligência artificial acessando:
BARD: A INTELIGÊNCIA ARTIFICAL DO GOOGLE
SURPREENDENTES AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: MOLDANDO O FUTURO
Iaí? Curtiu ficar por dentro das novidades tecnológicas? Aproveite a Hiperfibra Estrelas para ficar sempre on.
Contrate a internet Hiperfibra eleita a melhor da região para te conectar com a velocidade que você merece!